O Grupo Independente de Estudos Esotéricos (GIDEE) é uma estrutura organizada no ano de 1890 por Gnósticos, Rosa+Cruzes e Martinistas franceses, sob a presidência do Rev. Dr. Gérard Anaclet Vincent Encausse (Papus). Posteriormente tornou-se a Escola Hermética.

Esta estrutura deu origem a outras semelhantes, tais como o célebre e muito recomendado Círculo da Comunhão do Pensamento, fundado pelo grande Martinista António Olívio Rodrigues (AOR), e a Sociedade das Ciências Antigas.

No início do século XX, o Mestre Dario Vellozo, poeta e insigne Martinista curitibano, celebrava as reuniões do GIDEE "Luz Invizivel", que abrigava a Loja Martinista de mesmo nome. Este movimento deu origem ao Instituto Neopitagórico.

Nós herdamos o espírito desta mesma estrutura dos sucessores do Conde Albert Raymond Costet de Mascheville (Mestre Cedaior) e de seu filho, Leo Alvarez Costet de Mascheville (Sri Sevananda Swami), em uma linhagem direta.

São finalidades do GIDEE:
1º - Dar a conhecer, no possível, os dados principais da Ciência Oculta em todos seus ramos;
2º - Formar membros instruídos para todas as sociedades ocultistas: Rosa-Cruz, Martinismo, Franco-Maçonaria e Teosofia;
3º - Formar conferencistas em todos os ramos do ocultismo;
4º - Estudar os fenômenos do espiritismo, do magnetismo e da magia, tanto do ponto de vista teórico como prático.

Enquanto átrio para diversas ordens iniciáticas, encaminha buscadores diretamente àquelas que o patrocinam:
ORDEM MARTINISTA - BRASIL: Cavalaria espiritual instituída por Papus, através da linhagem mística de Louis-Claude de Saint-Martin, o "Filósofo Desconhecido". O Martinismo não só mostra o caminho da iluminação, mas mantém e conduz, tornando seguro o nebuloso caminho até ela. Representa os mais generosos, liberais e Cristãos ensinamentos que são dados em qualquer organização, sem imposições dogmáticas; insiste, todavia, na vivência diária em comunhão com o Logos ou VERBO. Seus trabalhos se assentam sobre a benéfica influência dos Mestres do Passado: Martinez de Pasquallys, Louis Claude de Saint-Martin, Jean Baptiste Willermoz, aqueles que os inspiraram e aqueles que seguiram seus passos e agora se juntaram a eles. Nossa linhagem é: PAPUS - SÉDIR - CEDAIOR - SEVANANDA - THOTH - SADOK.

FRATRES LUCIS: Em 9 de setembro de 2003, foi emitida uma CARTA PATENTE à FRATRES LUCIS, em custódia do Cancellarius I Frater Lucis FIDUCIUS e colegas, para operar como uma organização independente dos antigos Fratres Lucis.Essa Carta Patente foi emitida em virtude de uma Carta de Autoridade recebida em 13 de setembro de 1992, pelo Grande Arconte e único membro sobrevivente do Conselho dos Três da IRMANDADE E ORDEM DO PLEROMA e da IRMANDADE HERMÉTICA DA LUZ, antigamente conhecida como a IRMANDADE E ORDEM DOS ILLUMINATI OU FRATRES LUCIS, com todos os poderes para implementar, mudar, emendar, ou acrescentar estes e demais corpos incluídos. Em primeiro de julho de 2012, o Grande Arconte Mundial dos Fratres Lucis originais concede uma nova Carta Patente ao Frater Lucis Cancellarius CORUJA DO NORTE, transmitindo-lhe os graus da Antiga Tradição dos Fratres Lucis e nomeando-o como Arconte Nacional para o Grande Capítulo da América Latina, com autoridade trabalhar com a Tradição dos Antigos Fratres Lucis de Florença (século XIV).

IGREJA TEMPLÁRIA ANTIGA: Igreja Templária Antiga (ITA) é uma igreja independente e autocéfala dentro da tradição cavaleiresca tradicional e ocidental. Dedica-se a propagar a Doutrina Iniciática Crística, também chamada de Gnosis, a todos os cristãos que pertençam a alguma Ordem, Fraternidade ou Igreja da Tradição Iluminista Ocidental. O depósito da Fé da ITA está fundamentado nos primeiros Sete Concílios Ecumênicos da Igreja Indivisível; nos Antigos Credos e nos Mistérios Tradicionais ou Sete Sacramentos da Igreja. A Liturgia da Igreja é do Rito Templário, com raízes na Liturgia Latina. A Sucessão Apostólica da ITA é oriunda da Igreja Católica Apostólica, possuindo também, várias Sucessões suplementares (Igreja de Antioquia - Malabar Rite, Igreja Velho Católica Alemã - Sucessão de Utrecht, etc...). A ITA não oficia cerimônias públicas e nem propaga seus ensinamentos fora dos meios iniciáticos Crísticos. A ITA, de conformidade com a tradição templária, pratica e encoraja o culto mariano, simbolizado por Nossa Senhora Maria, Arquétipo da Grande Mãe e coloca os ministros de seu clero, sob os auspícios da célebre Virgem Negra do Templo. promove o Ecumenismo, considerado como uma manifestação da Grande Lei do Amor formulada pelo Cristo e possui laços de amizade com outras Comunidades Religiosas.
Aceita as Sagradas Escrituras como palavras inspiradas pelo Espírito Santo e as complementa com uma série de escritos apócrifos, considerados como o esoterismo dos textos canônicos. Considera como comentários realmente gnósticos as obras de Orígenes Adamantius de Alexandria e Clemente de Alexandria.
A ITA também busca inspiração nas grandes obras místicas judaicas, no estudo da Santa Kabalah e nas obras dos grandes Mestres do Ocultismo Tradicional.

Com o GIDEE e todas as ordens, externas e internas, às quais ele abre as portas, pretendemos compartilhar com os buscadores do estado de São Paulo, os caminhos que nos foram abertos.

Sejam bem-vindos!